sábado, 8 de junho de 2013

Pavê de Café e Chocolate

Essa receita devia ter sido publicada há muito tempo, mas como a foto não ficou lá grandes coisas, acabei deixando. Mas o bicho ficou tão gostoso que fiquei com dó de não dar o caminho da perdição.


Usei:

1/2 caixa de biscoito champagne
1 xícara (café) de licor de café
1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de leite desnatado
4 gemas
1 xícara (café) de café forte
100 g de chocolate (no meu caso, era um misto de chocolate ao leite, chocolate branco e avelãs)

Fiz:

Comecei fazendo o creme. Coloquei numa panela as 4 gemas, peneiradas, o leite condensado e o leite. Levei ao fogo, mexendo bem, até engrossar. Reservei. Molhei os biscoitos no licor e arrumei no fundo do pirex. Espalhei o creme morno por cima. Ralei o chocolate e espalhei sobre o creme. Levei à geladeira por 6 horas, para gelar e ficar mais durinho.

Isso é doce pra quem não sabe cozinhar. Muito fácil de fazer! Ai vão algumas dicas: se não tiver licor de café, use outro; se não tiver licor algum, use leite com chocolate em pó; o café precisa estar forte, pra ficar com bastante gosto; se quiser substituir o chocolate por outra coisa, deve dar certo (não esquece de me contar!); a minha geladeira tem uma prateleira em cima que é mais gelada que o resto, um misto de geladeira e freezer, então pus o pavê ali, se você não tiver pode colocar no freezer e tirar um pouco antes de servir.

Bom, eu sou uma pessoa que gosta de café. Se não é esse o seu caso, talvez não curta tanto esse pavê quanto eu. De qualquer modo, é um ótimo jeito de exterminar aquele chocolate que sobrou na geladeira e você não aguenta mais nem olhar. E também é bom pra levar em algum almoço na casa daquela pessoa que sabe que você não manja de cozinha e impressionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário