quarta-feira, 6 de março de 2013

Cupcake de Café com Cobertura de Chantilly

Adoro café e adoro chantilly. Adoro mais ainda os dois juntos. Assim, quando eu vi esse cupcake, ele logo entrou na minha lista das receitas que PRECISO fazer. Só faltava achar o creme de leite fresco, que não tem em qualquer mercadinho.


A receita estava na Claudia Comida e Bebida, mas tem também na internet, aqui.

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de café
1/4 xícara (chá) de leite
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 ovos

Comecei peneirando a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o sal em uma tigela. Também juntei o café (já frio) com o leite. Na batedeira, pus a manteiga e os açúcares e bati até formar um creme. Juntei os ovos e bati mais um pouco. Depois acrescentei a mistura de café com leite e fui colocando a mistura de farinha aos poucos, sempre batendo. Desliguei e despejei nas forminhas de papel, que já estavam devidamente colocadas dentro das forminhas de silicone. Levei para assar por 30 minutos em forno médio, até que, ao espetar o palito, este saísse limpo. Retirei do forno e deixei esfriar totalmente.

Para o chantilly, usei 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro. Foi só misturá-los e bater na batedeira até chegar ao ponto de um chantilly durinho. Passei para o saco de confeitar e enfeitei os cupcakes. Se os  bolinhos ainda estiverem quentes, o chantilly vai derreter e virar uma meleca só. Cuidado!

A massa é simples de fazer e fica incrível. Tem gostinho de café e é meio amanteigada ao mesmo tempo. Ficou muito fofa. A combinação chantilly + café não poderia ter rendido cupcakes melhores. O único problema é que é preciso mantê-los na geladeira, senão o chantilly derrete e eu, particularmente, não gosto muito de bolo gelado. Mas, se considerarmos o calorão que tem feito, o cupcake vira um frapuccino e também tem muito valor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário