sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Cupcake de Banana com Cobertura Caramelada

Não sou muito chegada em bananas, mas Marido é. E compra sempre um montão que ficam amadurecendo na geladeira. Pra não jogar fora, coisa que odeio, caço por aí receitas que deixem a banana com um gosto suportável pra mim. Posso dizer que esse cupcakes não cumpriram esse função. Eles transformaram a banana em objeto de desejo, tal a maravilha que eles ficaram!


A receita veio deste blog, tanto massa como cobertura. Em relação à cobertura, eu não gostei. Acho que as medidas devem estar erradas, porque açucarou muito, não deu consistência para decorar e se eu tivesse colocado a quantidade que acho ideal num cupcake teria ficado intragável! Mas a massa é daquelas para se guardar!

Para a massa, usei:

3 colheres (sopa) de manteiga, em temperatura ambiente
1/3 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 ovo
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de vinagre
2 bananas maduras amassadas

Fiz assim:

Na tigela da batedeira, coloquei a manteiga, o açúcar e a baunilha e bati até formar um creme. Juntei o ovo e bati um pouco mais. Em um pote, peneirei a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal e a canela. Em outro pote, misturei o leite e o vinagre. Com um colher de pau, adicionei alternadamente a mistura de farinhas e o leite ao creme da batedeira. Por fim, acrescentei a banana e mexi bem. Enchi as forminhas de cupcake e levei ao forno por cerca de 25 minutos, em temperatura média. Rendeu cerca de 8 ou 9 bolinhos.

A receita da cobertura eu não vou dar aqui, porque sinceramente a minha não deu certo e eu não acho que foi um erro no modo de fazer. Acredito que as proporções dos ingredientes devem estar erradas e não sei como consertar. Então, se você quiser tentar, pega lá no original, clicando no link lá de cima. Quanto à massa, guarde esta receita nos seus favoritos e faça na primeira oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário