terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bacalhau com Pimentões e Purê de Batata Doce

De vez em quando o supermercado onde fazemos compras resolve que o bacalhau em posta merece estar na promoção. E aí, não nos resta nada além de comprar. Sempre fazemos as contas e pensamos: "num restaurante, esse prato ia ser uma fortuna!". Então, dessa vez, para fazer jus ao bacalhau, eu quis fazer um prato bem de restaurante mesmo, montadinho e com sabores e texturas variados no mesmo conjunto.


Para começar, fiz um refogado com pimentões verde, vermelho e amarelo, fatiados finamente, levados ao fogo com um fio de azeite. Não temperei, apenas mexi até que ficassem macios. Reservei em lugar aquecido.

Enquanto isso, o bacalhau assava. As postas foram temperadas com sal, porque esse era dessalgado mesmo, e lemon pepper e colocadas em uma travessa untada com azeite. Assaram por cerca de 20 minutos, até ficarem desfiando.

O purê de batata doce foi o último. Descasquei e cozinhei as batatas doce em água e sal. Quando se mostraram bem macias, escorri e, na mesma panela, acrescentei uma colher de manteiga e um pouco de leite. Bati com o mixer até ficar homogêneo.

A montagem é como mostra a foto: uma cama de refogado de pimentões, a posta de bacalhau e o purê formando o topo. Em volta, um fio do azeite que sobrou na panela em que foram feitos os pimentões. Pena que não tínhamos em casa nada verdinho para enfeitar o prato, senão teria ficado bem igual aos de restaurante. Porém o sabor estava maravilhoso, nada a dever aos que comemos por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário