domingo, 27 de janeiro de 2013

Pães Rústicos de Parmesão e Orégano

Aqui em casa temos a máquina de pão, o que vai facilitar muito a minha empreitada de me especializar nesta guloseima. Esses pães foram feitos nela, mas não acho que seja difícil fazer na mão.


Usei:

100 ml de óleo
200 ml de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) rasa de sal
400 g de farinha de trigo
1 sachê de fermento biológico seco
200 g de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de orégano

Coloquei os ingredientes na máquina nesta ordem, exceto o parmesão e o orégano, e pus no ciclo amassar. Depois de 1 hora e meia, tempo que a máquina que temos demora para misturar, sovar e fazer crescer o pão, transferi a massa para uma tigela e misturei 150 gramas do parmesão. Comecei a fazer as bolinhas e dispor em uma forma rasa, com uma pequena distância entre elas. Não fiz bolinhas perfeitas, por isso os pães também não ficaram redondinhos (e, por isso, chamei de rústicos). Não é preciso untar a forma, pois a massa tem bastante óleo e os pães não grudam. Por cima dos pães, polvilhei uma mistura do parmesão restante com o orégano e levei ao forno alto, por cerca de 25 minutos.

Como eu assei em forno alto e deixei bastante, eles ficaram bem douradinhos e com a casquinha crocante. Se eu os quisesse mais macios, poderia ter tirado 5 minutos antes. Servi com uma manteiga temperada com ervas frescas, cuja foto não ficou boa, então quando eu fizer de novo posto.

É uma ótima opção para almoços longos, pois as pessoas provam um pãozinho enquanto esperam. Do blog que eu tirei a receita, vi que dá pra fazer maiores e usar para sanduíches. Talvez eu faça... E venho mostrar, pode deixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário