sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cupcake Formigueiro com Cobertura de Brigadeiro


2013 será um ano ímpar na cozinha aqui de casa. Tenho como meta me especializar em dois itens que me dão muito prazer em fazê-los: pães e cupcakes. Em inglês, a palavra bakery serve pros dois. Em português não temos uma, então vou chamar de "itens de forno". Pra começar o ano, fiz esses.


A receita é facinha. Tirei a da massa do M de Mulher e a cobertura, da minha cachola. Segue:

1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
4 ovos
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de chocolate granulado (usei menos)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 lata de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Na batedeira, bata na velocidade média o açúcar e 1 xícara (chá) de manteiga até conseguir um creme. Junte os ovos, um a um, sempre batendo e também a baunilha. Desligue a batedeira e acrescente, de maneira alternada, a farinha e o creme de leite. Misture até a massa ficar homogênea. Por último, junte o chocolate granulado e o fermento. Coloque a massa nas forminhas e leve ao forno médio por uns 20 minutos. Faça o teste do palito, que deve sair limpo após ser espetado no bolinho. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Enquanto isso, faça a cobertura. Misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga restante e leve ao fogo, mexendo sempre, até chegar ao ponto. O ponto do brigadeiro para ser usado no saco de confeitar é difícil. Eu vejo assim: quando o brigadeiro está grossinho, eu começo a levantar a colher e deixá-lo cair para ver qual é a consistência. Para mim, está bom quando demora uns 2 segundos pra cair da colher. Deixe esfriar um pouco (e lembre-se que ele endurece ainda mais quando frio), coloque no saco de confeitar com o bico de sua preferência - aqui, usamos pitanga - e cubra os cupcakes.

Foto de celular, desculpa!

Olha como eles ficaram lindos por dentro! Percebam que não confeitamos todos iguaizinhos, fizemos cada um de um jeito e todos ficaram ótimos. Ah, só fiz metade da receita e renderam 10 cupcakes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário