terça-feira, 11 de setembro de 2012

Queijadinha de Tabuleiro

Tinha coco e queijo dando pinta na geladeira aqui de casa. Pensei em queijadinha, mas não gosto do fato de ela grudar toda nas forminhas e nem do trabalho de enchê-las. Comecei a procurar então uma receita que fosse de tabuleiro. Não achei do jeito que eu queria, todas levavam muito açúcar. Usei a receita da original, tirada do site da Nestlé.


3 ovos
1 lata de leite condensado
100g de manteiga em temperatura ambiente
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
200g de coco seco ralado

Passe as gemas pela peneira, junte as claras e bata por 30 segundos. Junte o leite condensado e a manteiga e misture bem. Adicione a farinha, o queijo e o coco aos poucos e mexa até ficar homogêneo. Unte e enfarinhe um tabuleiro pequeno e despeje nele a massa. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia seco.

A receita original diz para fazer uma calda de açúcar e água e despejar por cima. Sim, isto deve deixar a queijadinha mais molhada. Porém, como eu não gosto de doce muito doce, não fiz. O gosto ficou ótimo, o único problema foi a separação do coco, que, ao invés de ficar misturado à massa, subiu e fez uma casquinha crocante por cima. Vou ter que tentar de novo. Ai, que sacrifício!

Um comentário: