domingo, 15 de julho de 2012

Sopa de Grão de Bico, Cenoura e Alho-Poró

Nesses dias em que estive dodói e precisei ficar em casa, andei fuçando na internet e achei um site bem legal, o Jamie Oliver Brasil. Já ouvi gente dizendo que se tivesse que fazer um projeto do tipo Julie & Julia, escolheria o Jamie Oliver. Como este blog só fala sobre ele e suas receitas, talvez seja uma boa fonte.


A sopa na qual me inspirei levava grão de bico, alho-poró e batata. Como queria algo mais leve e nutritivo, substitui esta última pela cenoura. Ah, e usei grão de bico em conserva (da marca Quero, muito bom), porque não sei nem quero saber como é que cozinha aquilo!

Numa panela, coloquei 2 colheres (sopa) de azeite e refoguei um talo fino de alho-poró fatiado em rodelas. Juntei 1 cenoura cortada em quadradinhos e 1/2 litro de caldo de galinha. Deixei cozinhar. Quando a cenoura estava bem al dente, adicionei o grão de bico escorrido, acertei o tempero e deixei apurar coisa de cinco  minutos.

Enquanto isso, cortei duas fatias de pão de forma em três partes cada. Levei ao fogo uma frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga e 1 de orégano seco e fritei o pão nela, dos dois lados. Servi a sopa junto com essas torradinhas.

A sopa ficou incrível, saciou bem a fome, mas não deixou pesado. Super adequada para estes dias frios do Rio de Janeiro. Porque aqui, minha gente, fez 18 graus tá todo mundo de sobretudo e cachecol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário