terça-feira, 17 de julho de 2012

Red Velvet Cake

O Red Velvet Cake (ou Bolo Aveludado Vermelho) é um bolo tipicamente americano e a primeira vez que comi um foi em forma de cupcake na Magnolia Bakery. A diferença é que lá a cobertura era de buttercream e aqui é de cream cheese.


Como todo bolo com recheio e cobertura, ele dá um pouco mais de trabalho. Tirei a receita do livro de bolos da União e reproduzo aqui:

Ingredientes:

2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (chá) de corante alimentício vermelho
2 colheres (chá) de vinagre de vinho branco
3 colher (chá) de essência de baunilha
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
3 potes de cream cheese
2 xícaras de açúcar de confeiteiro


Modo de Fazer:

Peneire a farinha com o chocolate, o fermento e o bicarbonato e reserve. Misture o creme de leite, o corante, o vinagre e 1 colher da baunilha e reserve. Na batedeira, bata metade da manteiga com o açúcar até obter um creme leve. Junte os ovos um a um batendo bem após cada adição. Acrescente a mistura de farinha e a líquida alternadamente, mexendo sempre com uma espátula. Despeje a massa em uma fôrma untada e asse em forno preaquecido até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe amornar e desenforme em um prato. Enquanto isso, faça a cobertura batendo o cream cheese com a manteiga restante até virar um creme leve e fofo. Junte a baunilha, bata e adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos, sempre batendo, até ficar homogêneo. Cubra o bolo com esse creme e sirva.


Perceba que depois de assado ele não fica totalmente vermelho, é só um tom. Mas o sabor da massa harmoniza perfeitamente com a cobertura, que não fica salgada nem enjoativa. Aqui, para completar a delícia, fizemos um mocha, uma mistura de café, chocolate e leite, na nossa cafeteira. Foi um lanche para ninguém botar defeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário