terça-feira, 3 de julho de 2012

Focaccia

Esta é uma receita que estava na minha lista faz tempo, mas por algum motivo eu nunca fazia. Até ensaiei preparar uma focaccia para um churrasco aqui em casa, mas acabou que choveu, o churras não aconteceu e a focaccia só saiu agora. Porém, já que vi como é fácil, vai rolar sempre.


Em uma tigelinha, coloquei 1/4 xícara (chá) de água morna, 10g de fermento biológico seco e 1 1/2 colher (sopa) de açúcar. Mexi e deixei descansar por 5 minutos. Em uma tigela grande, coloquei 3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de sal e despejei a misturinha de fermento. Juntei mais 1 xícara (chá) de água morna, 1/4 xícara (chá) de azeite e mexi com uma colher (isso porque não gosto muito de enfiar a mão na massa; se não for o seu caso...). Polvilhei farinha na pedra da pia - limpa, é claro - e sovei a massa por coisa de 5 minutos, até que ela ficou bem elástica. Untei um tabuleiro com bastante azeite, coloquei a massa lá dentro e deixei descansar dentro do forno desligado por 45 minutos. Retirei, pressionei a massa para que ela preenchesse todo o tabuleiro e deixei descansar mais 10 minutos. Tirei novamente o tabuleiro e liguei o forno. Apertei a ponta dos dedos na massa para que ela ficasse com esses sulcos, espalhei sal grosso grosseiramente moído, alecrim e tomilho frescos e orégano seco por cima. Reguei com mais azeite e levei ao forno médio até dourar, cerca de 30 minutos.

É uma delícia para servir de entrada, sozinha, cortada em quadradinhos, ou acompanhada de um antepasto ou só mesmo um azeite temperado com bastante alho ou uma manteiguinha honesta. É simples, pouco trabalhoso e barato de fazer, portanto pode ser ideal para aquele almoço com muita gente. Sem contar que agrada a todos, porque todo mundo gosta de um pão, né? #Ficaadica.

2 comentários:

  1. Preciso abandonhar esse meu medo de massas e afins....aiiiii...preciso tentar fazer...vou tentar, prometo que vou....venha me visitar....e continue sempre visitando gostosura tá...bjinho

    ResponderExcluir
  2. Para vcs terem uma ideia, durou poucas horas essa maravilha e deixou saudades. faz mais!

    ResponderExcluir