segunda-feira, 4 de junho de 2012

Keep Calm

Todo mundo já viu por aí algum desses posteres "Keep calm and...".  Pois bem, tem um site em que você cria o seu próprio, com os dizeres que melhor lhe couberem. É só escolher a sua frase, as cores e o símbolo que você quer que apareça. O meu é esse:


Essa nova mania, aliás, tem uma história bem legal. "Na primavera de 1939, quando a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para combater a Alemanha na 2ª Guerra Mundial, o governo inglês resolveu publicar uma série de pôsteres para acalmar a população inserida naquele ambiente de pânico. Os cartazes deveriam seguir um mesmo padrão de design – duas únicas cores e uma frase impressa em fonte elegante e marcante. Além disso, todos precisariam trazer o desenho da coroa do rei George VI.

Três versões finais foram para a gráfica. A primeira dizia: Sua coragem, sua alegria e sua determinação irão nos trazer a vitória.


A segunda estampou: A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força.


E a terceira versão, que gerou 2,5 milhões de pôsteres impressos, tinha escrito simplesmente: “Fique calmo e siga em frente”.


Os primeiros dois modelos foram distribuídos em setembro de 1939 e logo tomaram conta de janelas de estabelecimentos e vagões de trem. O terceiro foi guardado para uma situação de crise ou invasão, e acabou nunca sendo lançado. Ele permaneceu não revelado à população por 61 anos. O primeiro pôster Keep calm and carry on só caiu nas mãos do público em 2000. Ele foi encontrado em um sebo chamado Barter Books, na costa nordeste da Inglaterra. A Barter Books foi fundada em 1991 pelo casal Stuart e Mary Manley, em uma construção que antes abrigava uma antiga estação de trens, cuja estrutura ainda está preservada.

Stuart achou o pôster original no meio de livros empoeirados, que tinham sido comprados em um leilão. Mary o enquadrou e pendurou na parede da livraria. Como o cartaz ficou popular entre os clientes, um ano depois, eles começaram a vender cópias" (retirado de http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2012/03/13/keep-calm-and-carry-on-a-historia-por-tras-da-febre/).

Não é legal? E, segundo a minha teoria, prova que o momento de crise é agora, quando todo mundo está precisando mesmo é manter a calma. O dizer atingiu o seu objetivo!

O site permite resolução maior, boa para imprimir, mas já dá pra compartilhar por aí qual é o seu modelo, o que te ajuda a manter a calma. Eu já ando pensando em fazer um Keep Calm and Drink Vodka!

Nenhum comentário:

Postar um comentário