domingo, 25 de março de 2012

Crumble de Maçã

A revista Gloss é minha companheira de aeroporto. Isso porque custa só 5 reais, tem umas matérias curtinhas e eu acabo devorando-a em um vôo. Geralmente, deixo no avião para o próximo passageiro, mas dessa vez faltou uma página. Tinha uma receita de crumble incrível, então precisei desfalcar a revista.


A receita é para quatro porções. Segue na íntegra:

4 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos
4 colheres (chá) de suco de limão
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
40g de manteiga gelada em cubinhos
canela a gosto
chantilly ou sorvete de creme

Em uma bowl, coloque os cubinhos de maçã, o suco de limão, metade do açúcar e a canela a gosto. Em outro, misture com as mãos a manteiga gelada, a farinha e o resto do açúcar até fazer uma farofinha. Acrescente mais canela. Divida a maçã em quatro potinhos untados com manteiga e jogue a farofa por cima. Leve ao forno (pré-aquecido a 200 graus) por 20 minutos, até a farofa começar a dourar. Sirva quente com sorvete ou chantilly. Para deixá-lo ainda mais crocante, deixe os potinhos na geladeira por 15 minutos antes de levá-los ao forno.

Tentei reproduzir igualzinho, mas, como só queria duas porções, dividi tudo. Ou melhor, quase tudo. Errei na medida do limão, porque pus colheres de sopa. Errei na medida do açúcar porque pus as duas colheres que iria usar diretamente na maçã, quando deveria ser só uma. E errei feio na medida da manteiga: coloquei as 40g, ao invés de 20g. Por isso, a minha cobertura não ficou uma farofinha, ficou mais pra uma massinha, o que fez com o que tempo de forno fosse maior.

Mas quer saber? No final, a coisa estava deliciosa, com casca crocante e maçã macia. Não sei se vou colocar as medidas exatas na próxima vez.

P.S.: Segundo a revista, a receita é do site http://www.fauxgastro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário