segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Quiche de Brócolis

Receita bem gostosa e dá pra fazer também com escarola ou espinafre. E também pode congelar: é só embalar a quiche já assada e fria, que dura até 3 meses. Pra descongelar, deixe na geladeira com antecedência e leve novamente ao forno quando estiver descongelada.


Massa:

1/2 xícara (chá) de leite
1/2 tablete de caldo de legumes
100 g de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Recheio:

1/2 tablete de caldo de legumes
1 caixinha de creme de leite
1 ovo batido
1/2 xícara (chá) de queijo prato ralado
2 xícaras (chá) de brócolis limpo e cozido


Massa: Leve ao fogo o leite com o caldo de legumes, mexendo bem até dissolvê-lo completamente. Reserve. Em uma tigela, peneire a farinha com o fermento. Faça um furo no centro, coloque a manteiga e aos poucos vá despejando o leite reservado, misturando com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa, que desgrude das mãos. Embale em filme plástico para uso culinário e deixe descansar por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.

Recheio: Em uma panela, coloque o caldo de legumes e três colheres (sopa) de água. Leve ao fogo baixo, mexendo bem até dissolver. Junte o creme de leite, o ovo, o queijo prato e reserve.

Montagem: Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo de macarrão. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (25cm de diâmetro). Espalhe o brócolis, cubra com o recheio e leve para assar em forno médio (180°C) por cerca de 40 minutos. Quando a quiche estiver com o recheio consistente, retire do forno e sirva a seguir.

Fica bem bom e é ótimo para servir no lanche e fazer as crianças comerem legumes!

Um comentário: