quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bolo de Amendoim

Receita tirada de O Grande Livro de Receitas de Claudia. Fiz com amendoim porque havia um restinho de manteiga de amendoim dando mole na geladeira e amendoim sem casca na despensa, mas ele é ótimo para exterminar aquelas últimas nozes, avelãs, castanhas etc. que sobraram do natal.


É assim:

4 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de manteiga de amendoim
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de amendoim
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de creme de leite

Aqueça o forno à 180ºC. Em uma batedeira, bata as claras em neve e reserve num recipiente. Em outra vasilha, bata o açúcar, as gemas e acrescente a manteiga de amendoim e o leite. Aos poucos, junte a farinha e o fermento peneirados. Acrescente as claras em neve e misture bem. Unte a forma, distribua a massa e leve ao forno médio por 30 minutos, ou até que, ao enfiar um palito ele saia seco.

Enquanto o bolo assa, faça a cobertura. Triture no processador o amendoim. Passe para uma panela e junte o leite condensado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, adicione o creme de leite, mexa bem e cubra o bolo.

Caso não tenha manteiga de amendoim ou vá usar nozes, avelãs ou castanhas, faça a sua própria. Leve ao processador meia xícara (chá) da noz escolhida com 2 colheres (sopa) rasas de manteiga em temperatura ambiente. Processe até tudo ficar bem misturado.

Para a cobertura, você pode escolher deixá-la mais lisa ou com pedaços. Isso depende do tempo em que ela será triturada. Eu prefiro com pedacinhos, então processei por pouco tempo. Se quiser mais lisa, é só deixar até ficar bem moidinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário