sábado, 1 de outubro de 2011

Culinária Argentina 2

Estivemos mais uma vez na Argentina este ano. Não me canso de ir pra lá. E não é só porque o nosso dinheiro rende em terras portenhas, é porque é um lugar gostoso, me parece mais civilizado que o Brasil, dá pra andar à pé tranquilamente e sempre tem um lugarzinho gostoso pra conhecer.


Além do mais, come-se muito bem por lá. Como conjugamos o Uruguai também na viagem, preferimos comer as carnes por lá, afinal, um país que tem mais cabeças de gado do que pessoas, tem que fazer uma boa carne. O que comemos no Uruguai está neste post aqui.

Ficamos num apartamento alugado desta vez. Foi mais barato que um hotel e menos turístico. Mesmo assim, dava direito a café da manhã numa Havanna bem na esquina do prédio. É esse da foto acima: duas medialunas, um suco de laranja, um café com leite e uma bolachinha de chocolate. Ou seja, já começávamos o dia bem!


Essa foto é para enlouquecer as crianças. A loja da Arcor fica na Avenida Corrientes e é uma tortura. Torres de balas, toffees (a-do-ro!!!) e alfajores. Trouxe um chiclete de meio metro para as minhas sobrinhas - que a mãe delas "amou", hehehe...


Quase em frente a essa loja fica o Palácio de La Papa Frita. É um restaurante com cara de chique em que tudo é servido com batatas fritas como acompanhamento. Na foto de cima, milanesa com as famosas papas souflé, que são batatas fritas que incham quando fritam. Há uma técnica e acho que é possível fazer em casa, mas não me arrisco. Abaixo, um peito de frango à provençal com batatas noisette, só que não são feitas de purê, como as nossas. São bolinhas maciças de batatas, fritas.


Contudo, o melhor restaurante que fomos foi o Sottovoce, em Puerto Madero. O lugar é elegante, sem ser metido e tem uma comida incrível. Como o nome mostra, é um italiano, com massas executadas com maestria. Não é tão barato quanto estamos acostumados a pagar em Buenos Aires, mas não deixa de ter um preço justo.


Acima, o meu prato: rotólo alla bolognese, isto é, massa recheada com carne, coberta com molho de tomate, molho branco e gratinada com queijo. Abaixo, o de Marido: gnocchi de papa con tomate y albahaca, isto é, nhoque de batata com tomate e manjericão. A sobremesa foi volcán de chocolate, tão gostoso que não deu tempo de tirar foto.


À noite, saímos pouco, pois o cansaço imperava. No único dia em que nos animamos, fomos ao Hard Rock Café (nada menos típico!). Comemos um prato mexicano, de tortillas, guacamole, queijo, pimenta e sour cream. Estava perfeito, apesar de superpicante.


As tradicionais empanadas não poderiam faltar, até porque Marido é viciado nisso. Da outra vez em que estivemos na cidade, ele comeu um milhão... Nessa, fomos a um tradicional local de empanadas e ele comeu dois milhões! O restaurante se chama El Sanjuanino e fica na Recoleta.

Os famosos churros espanhóis também foram provados, mas não aprovados. Provamos no batido Café Tortoni e não achamos bom. Estavam gordurosos e sem sabor. Só salvou mesmo o chocolate quente.


Entretanto, quando se trata de "helados", os argentinos destoam. A Freddo, que tem em cada esquina, é o caminho certo para a sobremesa. Os de doce de leite - puro, com chocolate, com cookies etc. - são maravilhosos!!! Comi muitas vezes, só deste sabor e de chocolate, igualmente perfeito. Dica: procure pela promoção com sabores, digamos, mais tradicionais. Pagamos mais barato no pote médio de doce de leite e chocolate (que dá tranquilamente para duas pessoas) do que na casquinha de frutas vermelhas.


Ah, se você quiser dicas da cidade para a sua viagem, visite o meu outro blog, o Vida e Viagem. É só descer a página e clicar no marcador "Buenos Aires" que tem muita coisa lá.

2 comentários:

  1. OI GOSTARIA DE SABER A CULINÁRIA DO URUGUAI MAS NÃO ESTOU ACHANDO- TEM ALGUM JEITO DE VOCÊS ME AJUDAREM? ATT- ANÔNIMO

    ResponderExcluir
  2. Olá. Bem, estivemos no Uruguai no ano passado e relatei neste post: http://www.pitaconacozinha.com/2011/04/comidas-do-uruguai.html. É tudo o q sei sobre culinária uruguaia até hoje, não sei se ajuda...
    Lilian

    ResponderExcluir