sábado, 23 de abril de 2011

Comidas do Uruguai

Marido e eu estivemos no Uruguai esse ano. Impressionante como as pessoas em geral não dão nada por aquele país... Como estão erradas! O Uruguai é incrível!

Estivemos em três cidades: Punta del Este, Montevidéu e Colonia do Sacramento. Todas maravilhosas, mas Montevidéu é melhor na arte da conquista. Você vai embora melancólico, com vontade de ficar morando ali, naquela calma, naquela paz.

Como não poderia deixar de ser, provamos de tudo. E fotografamos para poder mostrar.


Em Punta, a comida é caríssima, aliás como tudo por lá. É realmente um lugar para os muito ricos. Fomos a um supermercado e havia uma paella gigante sendo preparada para ser vendida aos clientes.


Marido pegou uma boa porção para ele e eu, que não como frutos do mar, escolhi duas saladas, uma de folhas e um salpicão. Pagamos cerca de 30 reais pelo almoço e fizemos um "piquenique" no carro.

Para beber, Fanta Pomelo, refrigerante com gosto esquisito, mas muito vendido no Uruguai e na Argentina.


Em Punta, fomos também ao Il Mondo de La Pizza, uma pizzaria com várias filiais pelo país. A pizza tem a massa grossa, mas é crocante. O interessante é que o queijo vem por cima dos ingredientes do recheio.


Mas a tradição culinária do Uruguai é mesmo a carne, quase sempre feita na parilla, uma churrasqueira meio diferente da nossa.


Na parilla, assam-se também linguiças, rins, estômagos e outras partes menos nobres do boi. E legumes, como pimentões vermelhos e berinjelas. 


Nós vimos poucas pessoas comendo a parillada, que vem com várias partes do boi. Em geral, todo mundo pede os melhores bifes: bife de chorizo (esse aí de cima), bife de lomo, ojo de bife, entrecote etc.


Quando você pede uma carne, espere receber somente a carne. Não vem nenhum acompanhamento, você precisa pedir isto à parte. Marido e eu sempre escolhíamos salada e "papas fritas".


Para bebemorar a viagem, cerveja local, muito boa. Testamos a Patricia, a Pilsen e a Norteña. Todas aprovadíssimas!


De sobremesa, um "helado", na foto o da La Cigale. O clássico local é o de "dulce de leche", que pode ser puro, com brownie, light, com chocolate e muitas outras variações. Marido foi de frutas vermelhas e também estava delicioso.


O prato típico do Uruguai, por incrível que pareça, não é a carne. A carne é o mais tradicional, o mais consumido. Mas aquela iguaria que só o Uruguai tem é o chivito. Trata-se de um sanduíche com um bife de lomo (filé mignon) cortado bem fino, queijo, alface, tomate e maionese. Esse é o básico do chivito. Mas há variações e adições. O que provamos tinha também pimentão vermelho assado, presunto, bacon e ovo cozido. Vem sempre acompanhado com batatas fritas. Eu não quis pensar na hora, mas deve ter umas 5000 calorias...


Há lugares em que os adicionais do chivito ficam expostos em vitrines, como nessa foto. Aqui, você poderia colocar cogumelos marinados, azeitonas, pimentões verdes, pimenta etc.

Não faz muito tempo teve uma promoção da Pluna com passagens para Montevidéu por cerca de 50 dólares. Eu super recomendo! O Uruguai está começando a ser descoberto pelos brasileiros e tem tudo pra ser um grande sucesso. Vá enquanto a tranquilidade do lugar ainda existe.

P.S.: Pra quem quiser ver fotos da viagem, coloquei lá no Facebook.

5 comentários:

  1. Querida, vc muuito acrescentou a nós que pretendemos ir exatamente aonde foram!! Mas gostaria ainda de conhecer Buenos Ayres!!...Acho que vai dar!! Vamos de carro, sairemos de São Paulo capital, Porto Alegre, Chuí, Punta, Montevidéu e Buenos Ayres!! Passaremso uns 15 dias fazendo isso! Grande bj!!! E...obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Estava pesquisando sobre comidas típicas do Uruguai e as encontrei aqui, sou professora de espanhol e estamos nesta etapa do curso com os alunos iniciantes, adorei tudo isso. Valeu a pena pesquisar, obrigada por sua informações.
    Hasta la vista...
    Besos Edna.

    ResponderExcluir
  3. Estou indo nessa semana muito obrigado pelos os detalhis de sua viajem e os preços sao essênciais esas respostas brigado e rumo ao uruguai

    ResponderExcluir
  4. Voltei essa semana do Uruguai, achei ótimo, Punta Del Este é linda, segura, mas um pouco cara, recomendo

    ResponderExcluir
  5. Olá,sou uma aluna da escola: Colégio Ibiracy... Estava pesquisando sobre as comidas típicas do Uruguai e encontrei aqui! Gostei muito... Tchau e muito obrigada

    ResponderExcluir